15 JULHO 2022 | 71 KM / 1550 M+

LOCALIDADES: Santa Clara-a-Velha, Viradouro, Rogil, Aljezur.


HOTEL: Hotel Vale da Telha

O Hotel Vale da Telha, com uma decoração de inspiração árabe, fica situado na localidade de Vale da Telha, num planalto bem perto da costa e de várias praias. Dispõe de uma piscina exterior com um terraço espaçoso e em Vale da Telha há várias escolas de surf e outras actividades náuticas.


FOTOS


DESCRIÇÃO DA ETAPA

Depois da longa travessia do Alentejo e o aquecimento do dia anterior, hoje chegamos novamente a terrenos mais acidentados.

São várias as subidas que é preciso ultrapassar, algumas das quais longas e inclinadas. A primeira, felizmente curta, é logo nos quilómetros iniciais, à saída da aldeia de Santa Clara-a-Velha.

Descemos novamente, e entramos na estrada N266 para cruzar pela primeira vez a Ribeira de Telhares e a Linha do Sul junto à estação de Santa Clara – Sabóia.

Cruzamos novamente a Ribeira de Telhares na estrada N266 por uma ponte, para logo a seguir sairmos para terra e seguir o seu curso durante 6 km, em que a atravessamos inúmeras vezes.

Viramos para Oeste e novamente para Sul para um local chamado Vale Porco, onde começa uma das subidas mais difíceis de toda a travessia, até aos 450 metros de altitude. Para além da inclinação, normalmente o piso está muito degradado e com resíduos dos eucaliptos.

Desce-se um pouco para seguirmos um trilho no topo da cumeada, que é também a fronteira entre o Alentejo e o Algarve.

Mais à frente descemos vertiginosamente para a Ribeira de Seixe e após a atravessarmos estamos definitivamente no Reinos dos Algarves.

Subimos das margens da ribeira para a estrada que a acompanha, onde vamos pedalar os próximos 8 quilómetros, sem grandes inclinações. Saímos da estrada para sul, acompanhando aí o percurso da Ribeira do Barranco da Azenha, subimos mais um pouco e temos um extenso planalto até ao Rogil, onde entramos no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Já se consegue sentir o cheiro do mar! Após o Rogil continuamos no planalto, num trilho estreito ao longo de um canal de rega, para logo de seguida descermos para Aljezur, atravessar a Ribeira de Aljezur e subir pelo centro da vila até o Castelo.

Está vencida a última grande dificuldade do dia, até ao Hotel Vale da Telha há só mais uma pequena rampa após a passagem de uma ribeira.


MAPA E PERFIL DA ETAPA

69.8 km, n/a



Print